Trabalhos acadêmicos

Eis que eu decidi disponibilizar os trabalhos acadêmicos que fiz até então, que no caso são o Trabalho Final de Graduação (TFG) da faculdade e o artigo da pós-graduação. Abaixo deixo o resumo deles e o link para download.


TETO Brasil: Uma análise crítico-propositiva da produção da área de Diagnóstico e Avaliação. Artigo da pós-graduação em Habitação e Cidade, Escola da Cidade, 2018.

Resumo:
O presente artigo tem como proposta efetuar uma análise crítico-propositiva de um recorte da produção realizada pela área de Diagnóstico e Avaliação da sede de São Paulo da organização TETO Brasil. Para poder falar da área de Diagnóstico e Avaliação (DeA), será necessário demonstrar em que contexto ela está inserida. A organização TETO é apresentada, falando de seu histórico, objetivos estratégicos e modelo de trabalho. Depois, a área de Diagnóstico e Avaliação é apresentada para demonstrar como o trabalho da área de DeA se relaciona com essas propostas. Após, descreve-se a estrutura da área para demonstrar como tais trabalhos são executados. Em seguida, são apontados diversos exemplos da produção realizada pela área. A importância da produção desse material, conforme inserido no Modelo de Trabalho proposto pela própria organização, poderá ser destacada ao demonstrar o impacto que esses dados possuem internamente, e ao apresentar pontos positivos e negativos sobre os mesmos. Conclui-se demonstrando a relevância da área de Diagnóstico e Avaliação e importância da coleta dos dados.


Arquitetura e Videogames. Trabalho Final de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Santa Cecília, 2012.

Resumo:
O trabalho de graduação final intitulado “Arquitetura e Videogames” tem como principal objetivo determinar alguns dos principais elementos presentes nos jogos eletrônicos e mostrar sua relação com as teorias da arquitetura. Neste trabalho serão abordados conceitos de level design, elemento da criação de um jogo responsável pela ambientação, e como ela se associa a conceitos arquitetônicos e urbanísticos. Quanto ao método de pesquisa, foram analisados diversos artigos de especialistas na área, além de notícias e livros sobre o assunto. Como resultado, foi possível concluir que a arquitetura pode aprender muito com os videogames através da capacidade que esses dois temas possuem de aproximar um mundo físico e técnico com um mundo virtual e interativo. A partir dos assuntos apresentados, foi criado um projeto para um centro de jogos que possibilita tanto a interação de jogadores quanto o ensino e formação sobre as diversas matérias relacionadas ao desenvolvimento de jogos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.